Histórico





Em meados de 1944 um grupo de jovens reuniu-se para procurar diversão em jogos de futebol de campo, na localidade de Ribeirão Branco, hoje Água Verde. O grupo tomou corpo e em 27 de outubro daquele ano, era fundada oficialmente a Sociedade Desportiva Vasto Verde.
Foram seus idealizadores: Paulo Mantau, Alfredo Dumke, Henrique Ohf, Alfonso Buerger, Alvim Mantau, Carlos Muzicka, Edmundo Glau, Fritz Krambeck, Eugênio Mantau, Paulo Leicht, Curt Kloth, Ricardo Zielsdorf, Francisco Leicht, Alfonso Grosch, Albano Schulz, José Suave, Reinoldo Becker, João Krug e Walter Karsten.
As primeiras reuniões eram realizadas no salão Karsten, na rua General Osório com a rua dos Caçadores, onde em 1946 foi construído um stand de tiro para a realização das festas de reis.
Com a aquisição de um terreno com 14.969 m2 em 22 de novembro de 1950 e transferência da sede, em 1951 para a Rua Osvaldo Cruz, novos departamentos esportivos foram criados o que gerou inúmeras conquistas.
No Futebol, a conquista mais importante e mais cobiçada na época, foi o supertítulo da 2ª Divisão de Amadores de 1950, o ano do centenário de Blumenau. Na época descrita como a Conquista Válida por Um Século.
Hoje o departamento de futebol continua sendo o carro chefe do clube. Suas equipes de suíço congregam mais de 300 sócios e organiza campeonatos internos de grande prestígio e participação.
No vôlei, o Vasto Verde foi sempre destaque, ostenta o imbatível recorde de Octa -Campeão Estadual e também dois vice-campeonatos brasileiro. Foi em nossa quadra o início da vitoriosa carreira da atleta ANA BEATRIZ MOSER, melhor atacante do Voleibol Mundial dos anos 80.
Inúmeras também foram as conquistas do basquete masculino, destacando seus 15 títulos estaduais. As mãos do professor Nelson José Busarello, levamos o basquete aos mais distantes pontos da América, incentivando sua pratica bem como auxiliando na formação de novas equipes.
O Basquete Feminino, Hexa Campeão Estadual, modalidade em que o Vasto Verde foi o pioneiro no estado, tem em seu comando o experiente professor Álvaro Portugal de Oliveira, abnegado vastoverdino que há 28 anos não mede esforços em levar nosso nome aos mais longínquos pontos da união, seguindo firme as palavras do nosso saudoso Diretor de Esportes, Sr. João Buerger que dizia: Um Atleta a Mais, Um Viciado a Menos.
O departamento de bocha, conta com uma cancha oficial com piso sintético e outra com piso de areia. Sua utilização é concorrida e as equipes da Rafa e Sul Americana, são destaques estaduais, sendo que seus atletas são bases da seleção catarinense. Em 2004 a equipe Sulamericana conquistou o inédito título de Campeão Estadual, abrindo vaga para a disputa do Brasileiro em 2005 em Porto Alegre.
O tiro ao alvo e Skat, duas modalidades tradicionalista, congregam um grupo de sócios que anualmente participam do Encontro Municipal de Clubes e vem conqistando ótimas colocações no evento. No tiro ao alvo, o Vasto Verde foi o primeiro clube a receber autorização para realizar uma festividae de Reis do Tiro com armas de fogo após a II Grande Guerra Mundial. Sendo também fundador da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. No skat ostetamos um título de Campeão da América do Sul, em competição realizada em 1980 em Buenos Aires na Argetina.
Karatê também é uma modalidade vecedora no Vasto Verde. Nossa associação é por nove anos consecutivos Campeã stadual e nossos atletas são destaques nacionais e até internacionais, a exemplo de Juliano Douglas Pereira, Josiane Carla Pereira e Gisele de Souza Campeões Brasileiro Juvenil e Lucilaine Nardes Campeã Panamericana.
No bolão, nossas 08 equipes e 5 seleções integram e desenvolvem grandes encontros com clubes co-irmãos do estado, do Brasil e até internacionais, através de campeonatos, amistosos e Jogos Abertos. Em 1999 e 2000 foi Bi-Campeão Brasileiro e também Vice-Campeão Mundial da bola 16 feminino em competição realizada em Senigalia na Itália. Desde 1996 vem conquistando o Campeonato Regional de Casais sendo que em 2001 foi também Campeão Estadual e Vice Brasileiro.
Em 2003 foi palco de cinco modalidades dos Jogos Abertos de Santa Ctarina, das quais três levantaram o caneco de ouro. Atualmente é sede dos jogos do Campeonato Estadual de Futsal da divisão especial compondo a tríade FMD/TASCHIBRA/VASTO VERDE, aumentando assim para 12 as modalidades da Fundação de Desportos que se utilizam da nossa estrutura para suas preparações e jogos.
Assim é o Vasto Verde que aos 69 anos incorporou 38.800 m2 de patrimônio, se estruturando para oferecer à comunidade associada ou não, todo tipo de entretenimento desejado assim como vitórias e glórias para o esporte amador Catarinense. Seu parque desportivo e social, academias, piscina, playground, churrasqueiras, restaurantes, atividades físicas, grandes eventos esportivos, atividades para a terceira idade e as escolinhas de base para a garotada, são garantias da manutenção do bom convívio e a certeza de um salutar lazer.